Notícias

18/06/2018 | Comunidades lindeiras à BR-116 serão envolvidas em ação sobre o descarte do lixo

Atividade, alusiva a semana do meio ambiente, acontece de terça a sexta-feira (15/06).

“Descarte legal: diálogo sobre a gestão do lixo” é o nome da ação desenvolvida, a partir desta terça-feira (12/06), com os moradores do entorno da BR-116, em Pelotas. A proposta da Gestão Ambiental da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é evidenciar esta questão nas comunidades a partir de momentos de diálogo, realizando palestras em escolas e porta a porta nos bairros. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Pelotas, Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), concessionária Ecosul e União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (Unicoop).

 

Com a atuação da Gestão Ambiental da BR-116/392, o DNIT verificou que algumas áreas próximas à BR-116, no Contorno de Pelotas, estão sendo utilizadas para o descarte incorreto de resíduos, desde restos de construção civil até aparelhos eletrônicos. “A iniciativa partiu da identificação de alguns pontos de acúmulo de lixo da rodovia. Frente a isso planejamos trabalhar este problema de uma forma mais ampla, no sentido de envolver as instituições e as comunidades neste diálogo”, explicou o educador ambiental, Cauê Canabarro. A ação irá envolver os bairros Vila Princesa, Sítio Floresta, Vila Peres, Lauro Ribeiro, Ilha da Páscoa, Virgílio Costa e Passo do Salso.

 

Representantes da Unicoop irão conversar com os estudantes e professores, expondo a realidade de quem recebe o lixo para reciclar. No dia da ação em cada bairro também será disponibilizado um ponto de coleta. Um cartaz com informações sobre os pontos orientados para descarte de pilhas, baterias, óleo saturado, resíduos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes será fixado nos estabelecimentos comerciais e paradas de ônibus. Para o público infantil também haverá games do projeto Educar, da Ecosul, e apresentação do projeto musical “Canção dos Bichos: Rock & Natureza”.

           

O quê?: Ação “Descarte legal: diálogo sobre a gestão do lixo”

Quando: de 12 a 15 de junho

Onde: terça na Vila Princesa, quarta no Sítio Floresta, quinta na Ilha da Páscoa e sexta no Passo do Salso.

 

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1118947