Programa de Monitoramento da Qualidade da Água


O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água tem por objetivo a proposição de metodologia e de procedimentos para coleta de amostras de água para o monitoramento da qualidade dos principais corpos hídricos interceptados pelo empreendimento rodoviário.

Segundo o Plano Básico Ambiental (PBA), o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água objetiva especificamente:

- Aferir a qualidade da água dos corpos hídricos, buscando identificar as possíveis alterações dos parâmetros monitorados, avaliando-se os resultados obtidos;

- Detectar possíveis falhas no sistema operacional da rodovia e riscos de acidentes com produtos perigosos, que possam provocar a deterioração da qualidade das águas ao longo dos cursos e banhados que ocorrem na região;

- Propiciar acompanhamento das intervenções antrópicas capazes de gerar degradações significativas no ambiente hídrico, visando diminuir problemas com poluição.

De modo a se realizar um eficiente Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, e considerando a sazonalidade climática da região sobre a área de influência do empreendimento, antes, durante e depois, são indicadas as periodicidades de amostragem a serem realizadas.

Monitoramento – Fase Preliminar

O Programa de deverá realizar duas amostragens completas, antes do início efetivo das obras do empreendimento, antecipando, assim, resultados que serão identificados como testemunha, seja no período da seca e no período da chuva. 

Monitoramento – Fase de Implantação

Devem ser realizadas quatro amostragens anuais durante a execução das obras de implantação. Os resultados, seguramente bem representativos, deverão demonstrar a qualidade dos recursos hídricos, segundo as diferentes estações do ano ao longo de um ciclo hidrológico completo.

Monitoramento – Fase de Operação 

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água deverá realizar duas amostragens completas (período seco e período chuvoso), enfocando diversos parâmetros, para servir de base comparativa com todos os resultados obtidos na fase preliminar e na fase de operação. Nesta última, são incluídos na análise os parâmetros químicos.



 



 



Matérias Relacionadas

22 de março: Dia Mundial da Água



 



Fotos Relacionadas.