06/06/2018 | Gestão Ambiental da BR-116/392 é tema em semanas acadêmicas da UFPel
Dos dias 21 a 25 de maio foram realizadas, em Pelotas, as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O trabalho de Gestão Ambiental da BR-116/392, desenvolvido pela unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), integrou as programações. Comunicação social, educação ambiental, acompanhamento social e monitoramento de fauna foram alguns dos temas abordados.
O projeto musical “Canção dos Bichos: Rock & Natureza” fez o show de abertura da VII Semana Acadêmica do curso de Gestão Ambiental no dia 21. O auditório do Centro de Integração do Mercosul recebeu mais de cem pessoas que prestigiaram a apresentação e cantaram as letras. “O projeto tem uma proposta tão ampla que não é só voltado para as crianças, atraindo inclusive os adultos”, explicou o músico Solano Ferreira.
A equipe de Comunicação Social, Educação Ambiental e acompanhamento social ministrou, no dia 24, um minicurso. A temática envolveu as práticas sociais no contexto da Gestão Ambiental, destacando a importância dos futuros gestores ambientais entenderem a atuação de cada profissional neste cenário. No dia 25, a equipe de fauna acompanhou uma saída de campo para a reserva ecológica do Taim. “Utilizou-se a rodovia que intercepta esta área como estudo de caso para explicar os impactos que podem ser causados sobre o ambiente natural”, disse o biólogo Guillermo Dávila.
“Licenciamento e Gestão Ambiental: diretrizes e práticas” foi o assunto do minicurso para a semana acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária. “O evento foi além da nossa expectativa. Tivemos um grande público entre graduandos, pós-graduandos e membros da sociedade pelotense. Neste ano tentamos trazer além de grandes pesquisadores da área, empresas que mostraram a gama de trabalho nas quais os futuros engenheiros ambientais e sanitaristas poderão atuar”, revelou uma das organizadoras, a estudante Marcella Agra.