05/02/2018 | DNIT aborda educação ambiental no projeto Pé na Areia
A parceira é antiga, mas o objetivo segue o mesmo. Desde 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participa das atividades do projeto “Pé na Areia – Educadores Ambientais Mirins”, promovido no balneário Cassino pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio Grande. O intuito da Gestão Ambiental da BR-116/392 é familiarizar as crianças com a fauna nativa desta região, incentivando a preservação.
Para abordar a temática da educação ambiental, de terça a quinta-feira (01/02), a equipe contextualizou os participantes de 05 a 10 anos de idade no cenário da duplicação destas rodovias. A construção de passagens de fauna para mitigação dos possíveis impactos do empreendimento nos animais foi explicada com o apoio de vídeos de armadilhas fotográficas, que capturam a movimentação deles, apresentando as espécies encontradas na região.
Parte do acervo do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) de animais taxidermizados, como gambá-de-orelha-branca, mão-pelada e tatu-mulita apoiaram na aproximação das crianças para o conhecimento dos bichos que vivem na localidade. A equipe também utilizou pegadas em cerâmica para marcar em uma caixa de areia. Camily Goulart, seis anos, interagiu bastante com as atividades. “Gostei de aprender que temos que cuidar dos animais, principalmente prestar atenção nas estradas para evitar o atropelamento”, disse.
Criado em 1999, nesta edição o projeto teve mais de 150 crianças inscritas se estendendo de 03 de janeiro até 16 de fevereiro. A pedagoga Maria Auxiliadora Lima está à frente do Pé na Areia há 17 anos. “Já tenho crianças na fila de espera para o ano que vem”, ressaltou. Além de abrigos e centros de assistência social participam também veranistas, como de São Paulo, Chapecó e Porto Alegre.