30/08/2018 | DNIT dialoga com trabalhadores da duplicação do Contorno de Pelotas
Um dos papéis da Gestão Ambiental de um empreendimento rodoviário é manter os sujeitos envolvidos neste contexto em permanente diálogo, visando o bom desenvolvimento das obras, que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e a mitigação dos impactos ambientais. Nesse sentido, na última terça-feira (28/08), a Gestão Ambiental da BR-116/392 reuniu-se com os trabalhadores do Consórcio Contorno, que atuam no trecho chamado de lote 1-B, entre a ponte sobre a barragem Santa Bárbara e a ponte sobre o Canal São Gonçalo.
O objetivo do encontro foi dar um retorno para os colaboradores sobre as últimas ações desta gestora ambiental que os integraram, como o “Descarte legal: diálogo sobre a gestão do lixo” que ocorreu em junho e a realocação de famílias em condição de vulnerabilidade lindeiras à BR-116 e à BR-392 incluídas no programa de compra assistida. “A proposta é estabelecer uma parceria, uma vez que o trabalho deles é determinante para que a obra tenha um bom desempenho ambiental. Esta atividade buscou evidenciar as ações positivas desenvolvidas por eles, desde a disponibilidade até a postura em relação, especificamente, aos moradores realocados”, explicou o educador ambiental, Cauê Canabarro.
Um vídeo com depoimento dos moradores e mostrando a atuação dos colaboradores nas mudanças destas residências foi exibido. Exemplares do boletim informativo que retrata a evolução do processo de compra assistida também foi distribuído. “A gente tenta conciliar o auxílio para a execução destas atividades da melhor maneira possível, sabendo que além de ajudar no trabalho socioambiental também vai facilitar para gente”, disse a engenheira civil Fabiana Nobre. As atividades com trabalhadores da obra fazem parte do cronograma de trabalho do Programa de Educação Ambiental da BR-116/392 por uma determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).