28/09/2016 | Educação ambiental integra Saúde nos Portos
Entre diversos serviços ofertados, aproximadamente 200 pessoas entre trabalhadores portuários e caminhoneiros circularam pela tenda dedicada a abordagem social durante o evento Saúde nos Portos, na qual o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) expos o trabalho de Gestão Ambiental desenvolvido durante a duplicação da BR-116/392 pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE S.A.). As atividades, que são organizadas pela Superintendência do Porto do Rio Grande e Sest/Senat, começaram hoje e se estendem até amanhã (29/09).
Os materiais que retratam a fauna e flora nativa da região chamaram a atenção do caminhoneiro Pedro Moises Gruppelli Raubach. “Minha esposa é professora de ciências, com certeza ela vai adorar para utilizar em sala de aula”, revelou. Roberto Irala também é caminhoneiro desde 1976. O que fez com que ele se identificasse com o espaço foi o fato de já ter trabalhado nas caçambas de aterro do empreendimento. “Eu viajava para mais longe, mas agora que me aposentei só fico aqui pela volta. Esses eventos são importantes porque nem sempre temos tempo para fazer esses acompanhamentos”, disse.
Além deste espaço, o público pode participar de rodas de conversas, cuidados pessoais, assistência nutricional, projeto Proteger, exame de mamas, medição de pressão e glicemia, teste de HIV e hepatite, assistência fisioterápica e odontológica. Amanhã as ações acontecem das 9h às 15h no estacionamento do prédio administrativo da Superintendência. São parceiros: Sagres; Granel Química; Braskem; Cootargs; Sindicam; SMA; SMMA; Coordenadoria de Defesa dos Animais; Yara Brasil; Cejen, DNIT/STE, Tecon, e Ogmo.