19/05/2016 | Conhecer para preservar
Semana de Museus no Carlos Ritter mostra a biodiversidade local e já reuniu mais de 300 estudantes.
Entre animais taxidermizados e exposições, a 14ª Semana de Museus no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter está tendo muita informação e conhecimento. Nove escolas da rede pública e privada já participaram das atividades, até esta quarta-feira (18/05), envolvendo entorno de 350 estudantes. O evento está sendo realizado este ano em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com o objetivo de orientar os participantes para a preservação ambiental, a Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) elaborou uma palestra que aborda temas sobre a biodiversidade local a partir do contexto das obras de duplicação. Fotografias e vídeos estão sendo utilizados como ferramentas para aproximar os estudantes do assunto. “Por meio deste diálogo procuramos demonstrar que eles também são parte da natureza”, explicou o ecólogo da STE S.A., Gustavo Arruda.
Para dialogar com a temática do evento, “Museus e Paisagens Culturais”, o Projeto Quintais Orgânicos cedeu mudas nativas que compõem o cenário juntamente com o acervo do museu. “A proposta do evento possibilita com que eles assistam a apresentação e depois possam visualizar as informações que foram repassadas”, destacou a assistente administrativa do museu, Carolina Regis. Uma exposição com imagens e textos do livro “Nossos bichos” e informações sobre a flora nativa da região também está integrando as dependências do museu.
Durante a visitação orientada, os estudantes conhecem diferentes espécies e entendem o processo de taxidermia, ou seja, conservação do couro, pelo e penas do animal com produtos químicos. “Gostei de todos os bichos, mas o que mais aprendi foi sobre o transplante das árvores”, disse a estudante Camile Gonçalves, de 10 anos. Para a professora Patrícia Ornel Leal, a temática veio ao encontro do que está sendo visto em sala de aula. “Eles são bem curiosos e adoram sair da sala de aula. Aqui conseguiram ver parte do começamos a estudar”, disse. Até a sexta-feira (20/05), são esperadas turmas de mais 11 escolas.