20/03/2015 | Produção do DNIT sobre animais do pampa gaúcho chega às escolas
Livro ?Nossos bichos? começa a ser distribuído gratuitamente nos educandários municipais e estaduais de Pelotas e Rio Grande.
A fauna da região sul do estado foi assunto na manhã desta quinta-feira (19/03) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Independência, localizada no bairro Sítio Floresta. O educandário foi o primeiro na cidade a receber exemplares do livro “Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”, produzido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o intuito de contribuir para o conhecimento e preservação dos animais do pampa. A obra será entregue em mais 91 escolas de Pelotas e também em Rio Grande.
Com olhares curiosos e cheios de história pra contar, os estudantes do 1º ao 5º ano puderam ter contato com o trabalho de monitoramento de fauna realizado durante as obras de duplicação da BR-116/392. Os técnicos da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.), responsáveis pela pesquisa que originou o livro, explicaram a importância de cuidar dos animais e seus ambientes. “Essas palestras são muito interessantes e vem a contribuir com projetos que já estamos buscando desenvolver na escola”, disse a diretora da escola Iara Regina Alves Nickel.
A atenção se voltou para os animais taxidermizados (empalhados), do acervo científico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que auxiliaram no diálogo com os participantes, ilustrando os bichos que vivem aqui. “Eu achei muito legal. Aprendi que tem que cuidar dos bichos, não pode machucar e nem matar. Eu gosto de saber sobre os animais, por isso quero ser biólogo e cuidar das serpentes”, revelou Kauê Lima Terres, estudante do 5º ano B.
A biblioteca da escola ficou ainda mais recheada com a entrega feita pelo supervisor da unidade local do DNIT, Vladimir Casa. Segundo ele, este é um motivo de satisfação para a autarquia. “Este livro nos mostra que é possível realizar uma grande obra cuidando do meio ambiente”, afirmou. De acordo com a vice-diretora, Marlene Kuhn, essas produções são fundamentais para o ensino. “Quando eu trabalhava com a 3ª série sentia muita falta deste tipo de material. Assim eles podem conhecer os animais e ajudar na preservação”.
Para a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o município está ganhando dois presentes: a duplicação da rodovia e esta produção local. “Este é um livro que revela a nossa região para nós mesmos, com altíssima qualidade de conteúdo e ilustrações. Ao mesmo tempo em que temos um empreendimento importante para o município, temos uma harmonia em outros aspectos positivos como este material”, destacou. A entrega foi acompanhada ainda do coordenador do setor de Meio Ambiente da STE S.A., Adriano Panazzolo, da poeta e escritora do livro Angélica Freitas, da supervisora de ensino Sibele Lopes, e do secretário de Cultura Giorgio Ronna, juntamente da superintendente Clotilde Victória.