18/03/2015 | IBAMA vistoria áreas de apoio da duplicação do Contorno de Pelotas
Como órgão licenciador da duplicação da BR-116/392, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou uma vistoria, na tarde desta segunda-feira (16/03), no Contorno de Pelotas. Os fiscais percorreram os canteiros de obra e jazidas, local em que é extraído aterro para o empreendimento, com a finalidade de checar o atendimento às condicionantes previstas no licenciamento ambiental.
O assoreamento de corpos hídricos, a ocorrência de processos erosivos e a separação de resíduos sólidos são alguns dos pontos analisados pelo órgão periodicamente. O intuito é evitar passivos ambientais e assegurar a completa recuperação da área de empréstimo para posterior entrega ao proprietário.
O contrato da BR-116/392, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é acompanhado de um Plano Básico Ambiental (PBA) com o objetivo de prevenir, mitigar ou compensar os impactos causados ao ambiente em decorrência da obra. Entre os 18 Programas Ambientais elencados no PBA da Gestão Ambiental está o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, executado pelas construtoras para evitar danos ao meio ambiente e monitorado pela Supervisão Ambiental.