Notícias

10/11/2014 | Comunicação social, educação ambiental e monitoramento de fauna no contexto da BR-116/392

O trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como gestor ambiental (STE S.A.) da duplicação da BR-116/392 teve novamente espaço dentro das discussões acadêmicas. A palestra “Gestão Ambiental de Rodovias: comunicação social, educação ambiental e monitoramento de fauna no contexto da BR-116/392” fez parte, na noite de quarta-feira (05/11), da programação da primeira Semana Acadêmica Integrada dos cursos relacionados à Tecnologia Ambiental do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul).

 

A implantação dos Programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social como forma de mitigação de impactos às comunidades diretamente envolvidas com o empreendimento foi abordada pelo educador ambiental Cauê Canabarro. “O objetivo é fazer com que os sujeitos tenham incidência direta no processo de Gestão Ambiental, tornando-se cada vez mais protagonistas”, ressaltou. Canabarro ainda falou brevemente sobre o projeto do DNIT, que teve iniciativa de uma construtora do Contorno de Pelotas (Consórcio HAP-CONVAP), em preservar a primeira paleotoca encontrada em Pelotas.

 

Os tópicos relacionados à fauna foram apresentados pelo biólogo Guillermo Orozco, como a metodologia aplicada aos Programas de Monitoramento a partir das normativas técnicas que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) vem desenvolvendo. Guillermo destacou ainda a parceria da STE S.A. com o Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Estamos realizando uma interface com a universidade para aprimorar o trabalho técnico e as apresentações de dados”, explicou. A segunda versão do programa Siriema, no qual é possível calcular a mortalidade de animais atropelados, está sendo patrocinada por esta empresa.

 

A Gestão Ambiental da BR-116/392 participa de mais dois eventos este mês: XI Festival Brasileiro de Aves Migratórias (Festiaves), em Mostardas, nos dias 13 e 14 e VI Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens, nos dia 28 e 29, em Santa Maria. “Desde o início do trabalho da Gestão Ambiental procuramos participar e promover eventos no âmbito acadêmico tanto para poder qualificar nossas ações quanto para contribuir com as discussões a partir da prática dos Programas Ambientais”, finalizou Canabarro.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 3725920