Notícias

22/10/2014 | Mudas de espécies nativas são cultivadas em viveiro do interior de Pelotas

Entre mudas de jerivá, cedro, camboatá-vermelho e outras tantas espécies nativas, a preferida do senhor Orvani Gilberto Bauer Ney é o louro-mole. Proprietário de um viveiro há 12 anos, na zona rural de Pelotas, ele é parceiro das atividades desenvolvidas pela Gestão Ambiental da BR-116/392. “Em minha opinião essa é a árvore mais linda”, revelou.

 

Orvani relata que sempre teve vontade de conhecer a flora nativa, desejo que foi concretizado quando auxiliou um trabalho de campo realizado no distrito Bachini, onde ele reside. “Comecei a acompanhar um grupo de estudantes para ajudá-los a chegar aos locais e fui aprendendo. Foi então que tivemos a ideia de fazer um viveiro pequeno”, disse. Na época o espaço começou a se expandir e chegou a contar com a parceria do Grupo Votorantim. “Cultivo o viveiro por lazer e por prazer, não pensando no retorno da venda de mudas”, afirmou.

 

Os livros deixados pelos estudantes o ajudaram a seguir pesquisando sobre as espécies, mas uma das principais escolas de Orvani é a convivência com os ambientes naturais. Ele conta que costuma percorrer o interior das matas, o que lhe possibilita apreciar a natureza e também conhecer mais o comportamento das árvores, fazendo um levantamento do período indicado para coleta de sementes.

 

A partir desta parceria, a gestora ambiental da duplicação realizou plantio de mudas em quatro escolas de Rio Grande e em duas de Pelotas. Espécies de laranjeira-do-mato, maria-preta, pau-sabão, murta, araçá-amarelo, cedro, ipê-amarelo, maria-mole, jerivá, butiá e canela agora embelezam estas instituições. 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 3725918