06/12/2021 | Mãos da obra: quem faz a duplicação do Contorno de Pelotas/RS
Oportunizar momentos de fala e de escuta aos trabalhadores da duplicação do Contorno de Pelotas/RS é uma das premissas do Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT) desenvolvido pela Gestão Ambiental da BR-116/392 em nome do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além de participar de momentos do Diálogo Semanal de Segurança (DSS) promovido pela construtora, a equipe tem contado com o apoio do Programa de Comunicação Social (PCS) para elaborar materiais gráficos e visuais que representem essa relação. Um vídeo chamado “Mãos da obra: memórias da duplicação do Contorno de Pelotas/RS” está sendo produzido e deve ser lançado em dezembro.
Buscando caracterizar todos os setores que estão empenhados na linha de frente da construção deste empreendimento rodoviário, o PCS entrevistou um representante de cada função, incluindo apontadores, motoristas, engenheiros, serventes de obra, técnicos de segurança, entre outros. Além das experiências e desafios, o material também irá destacar a visão que cada um tem ao atuar em uma obra de tanta magnitude. “Essa obra é fundamental. A gente fica muito impactado de poder acompanhar a transformação que ela causou na vida das pessoas”, destacou o apontador Paulo Ramalho.
A iniciativa surgiu a partir da confecção da exposição fotográfica “Mãos da obra: trabalhadores da duplicação do Contorno de Pelotas/RS”, a qual foi lançada em maio em alusão ao Dia do Trabalhador. O objetivo é fazer com que os materiais sejam uma ferramenta de protagonismo, criando um espaço para que eles se reconheçam enquanto atores fundamentais neste contexto. “O vídeo é uma ferramenta para dar destaque e visibilidade para quem muitas vezes passa despercebido no processo de construção de uma grande obra”, reforçou o educador ambiental Cauê Canabarro. A produção está prevista para ser divulgada no dia 22 de dezembro.