Notícias

31/08/2021 | DNIT apresenta experiências da Gestão Ambiental da BR-116/392 na Furg

O trabalho com as comunidades lindeiras a BR-116 e a BR-392, entre as cidades de Pelotas e Rio Grande/RS, durante a duplicação destas rodovias foi tema de palestra online, nesta sexta-feira (20/08), na Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A convite da instituição, a equipe da Gestão Ambiental deste empreendimento apresentou as experiências práticas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para aproximadamente 30 estudantes do último ano do curso de Gestão Ambiental do campus Carreiros.

 

Entre os pontos abordados está a atuação da Educação Ambiental neste contexto enquanto medida mitigadora e compensatória, principalmente de impactos aos moradores do entorno das obras, e a importância da IN 02/2012 do Ibama para subsidiar a participação destas pessoas no processo. Outro enfoque foi sobre a relação entre os Programas Ambientais de Educação Ambiental e Comunicação Social, os quais dialogam com este mesmo público visando apropria-los de informação e conhecimento.

 

Desde o começo da atuação da Gestão Ambiental nas obras de duplicação da BR-116/392 já foram realizadas, aproximadamente, 50 participações em espaços acadêmicos, como palestras, aulas inaugurais ou minicursos. Segundo o educador ambiental Cauê Canabarro, o intuito é contribuir com a formação e com a produção científica acadêmica. “Uma das linhas de atuação central da Educação Ambiental é desenvolver ações permanentes com as instituições de ensino superior e técnico para contribuir com a elaboração dos princípios que orientam estas atividades no âmbito da Gestão Ambiental Pública”, destacou.

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 2681031