13/11/2020 | DNIT exibe último episódio da websérie flor.estar
Material vai ao ar nesta sexta-feira (13/11)
Lançada no dia 30 de outubro, a websérie “flor.estar” foi idealizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a partir da iniciativa da Gestão Ambiental da BR-116/392, equipe que atua na duplicação destas rodovias que ligam Pelotas e Rio Grande. O objetivo é perpetuar o conhecimento sobre a flora nativa do Rio Grande do Sul (RS), valorizando os cenários ambientais por meio de imagens com beleza cênica esplendorosa. O material foi dividido em três episódios, sendo que o último será divulgado nesta sexta-feira (13/11), às 15h.
O Pampa, que no Brasil se estende somente pelo RS avançando pelo Uruguai e Argentina, abriga uma riqueza florestal que serve de berçário para a fauna silvestre e cumpre um papel ecológico importante na região. Dar visibilidade para esta biodiversidade da planície costeira do extremo sul gaúcho foi o que norteou toda a produção audiovisual, que contou com pesquisa e imersão em campo. A produção está disponível no YouTube e também na página da Gestão Ambiental no Facebook fb.com/BR116.392.
O primeiro episódio abordou a temática dos banhados e marismas com as suas diversidades e peculiaridades. O vídeo alcançou mais de 13 mil pessoas. Já o segundo falou sobre as dunas costeiras, matas de restinga e paleodunas, ambientes que são característicos da várzea do canal São Gonçalo que é um corpo hídrico que faz ligação entre a Lagoa Mirim e a Laguna dos Patos. O terceiro episódio promete ser ainda mais enigmático, mostrando as curiosidades e mistérios sobre as matas paludosas, ainda pouco conhecidas pela comunidade em geral.