Notícias

30/09/2020 | DNIT monitora emissão de ruídos nas obras de duplicação do Contorno de Pelotas/RS

Com o intuito de analisar a possível interferência do avanço das obras tanto nas áreas de trabalho quanto nas regiões urbanas interceptadas pela rodovia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) monitora a emissão de ruídos. Na duplicação do Contorno de Pelotas (BR-116/RS/BR-392/RS), no sul do Rio Grande do Sul, o acompanhamento é um dos 18 programas ambientais previstos na Licença de Instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A vigésima campanha aconteceu nesta terça-feira (29/09).

 

Seis pontos foram monitorados no lote 1-B do empreendimento, que compreende 12,7 quilômetros entre a BR-116/392 e é onde os serviços estão concentrados nesta etapa da obra. A medição acontece com exposição de cinco minutos em cada ponto, com o uso de um decibelímetro, equipamento que mede os níveis de pressão sonora. Outros dados como velocidade do vento, temperatura, umidade relativa do ar e volume de tráfego na rodovia também são registrados. O monitoramento é baseado na Norma Técnica NBR 10151, descrita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O empreendimento conta com uma equipe de Supervisão Ambiental mobilizada permanentemente que acompanha a evolução da duplicação. A característica urbana do Contorno de Pelotas, devido às diversas comunidades lindeiras, requer atenção para que a poluição sonora seja mitigada e não cause impactos negativos aos moradores. 

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 2072744