Notícias

19/02/2020 | DNIT reforça preservação da biodiversidade

Trabalho desenvolvido pela Gestão Ambiental da BR-116/392 foi destaque na Feira do Livro da Furg.

Ter a oportunidade de ver espécies nativas da nossa região bem pertinho. Esse foi um dos atrativos que levou centenas de pessoas até o estande do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a 47ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). As ações executadas pela Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/392 foram expostas ao longo da programação do evento que aconteceu de 29 de janeiro a 09 de fevereiro, no balneário Cassino.

Os animais taxidermizados (empalhados) do acervo do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) chamaram a atenção de quem circulava pela feira. José Olavo Martins, 57 anos, conta que sempre ouviu falar do mão-pelada, mas nunca tinha visto. “Essa é uma forma de conhecermos as espécies que vivem aqui bem próximo da gente”, reforçou. Exemplares do gambá-de-orelha-branca, do cachorro-do-mato e do gato-do-mato-grande também foram expostos e dividiram os olhares com os vídeos que registraram os animais na natureza por meio de armadilha fotográfica.

O projeto musical “Canção dos Bichos: rock & natureza”, que nasceu inspirado nos dados coletados em campo durante o empreendimento, fez cinco apresentações, quatro acústicas na Rua das Crianças e uma com a formação completa no palco principal. Alice da Silva Pires, 12 anos, assistiu ao show da banda juntamente com a família. “Eu gosto muito de saber e conhecer sobre os animais”, falou. Cerca de 40 pessoas presenciaram a apresentação com músicas sobre o tamanduá, ratão-do-banhado, Aedes aegypti, mão-pelada, passa-fauna, entre outras.

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1770769