Notícias

24/05/2017 | Feira interativa atraiu público durante III Seminário de Gestão Ambiental Pública

Um espaço de diálogo e geração de renda entre produtores rurais, artesões, cooperativas regionais, órgãos públicos, universidades e comunidade em geral. A Feira Interativa organizada juntamente com o III Seminário de Gestão Ambiental Pública reuniu 27 bancas no saguão do IFSul, entre os dias 17 e 19 de maio. Durante os três dias do evento, das 14h às 20h, foram comercializados produtos alimentícios, vestuário, cosméticos ecológicos, plantas ornamentais, livros com a temática ambiental, além de exposições e ações interativas. A realização é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) juntamente com o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul).

 

A Feira Bem da Terra, junto ao NESIC da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi um dos apoiadores do evento, levando 15 feiras ao espaço. Como uma forma de confraternização, na quinta-feira (18/05), a equipe realizou um amigo secreto entre os participantes. O Jailton Fernandes, da União Sul-Americana de Estudos da Biodiversidade (Useb), destacou a interação com o público. “Está muito legal. O pessoal está interagindo bastante. O público, por exemplo, vê um livro sobre aves e já se encanta”, disse.

 

O Renan Coelho, do Bichos do Pampa, está iniciando como artesão. Formado em Gestão Ambiental pelo IFSul campus Visconde da Graça, ele produz miniaturas de animais com coquinho de butiá. “Meu objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a fauna e flora nativa, valorizando-a e priorizando a sua preservação”, explicou. Entre muitos exemplares de aves, Renan revela que alguns foram inspirados no livro “Nossos bichos” da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.). “Vender é importante, mas só de passar esta mensagem já é gratificante. Aposto na linguagem com as crianças por elas levarem a informação”, completou.

 

O espaço também abrigou exposições, como o Varal de Belezas do Pampa, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp); a Rota do Sol: caminho da conservação, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer); mostra fotográfica “Aqui tem Gestão Ambiental”, da Gestão Ambiental da BR-116/RS; e mostra de bonsais e cactos da Zoé. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) expos seu trabalho técnico social desenvolvido em todo o Estado, desde as etapas de obras de esgoto, fases, informativo, diagnóstico, acompanhamento e incentivo às ligações. “Nossas atividades são sempre tentando levar a informação. Percebemos que assim as pessoas acabam entendendo e se apropriando mais do processo”, disse o biólogo Lucas Sulzbach.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1622312