24/02/2017 | DNIT reforça cuidados com a proliferação do Aedes aegypti
Desde o ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apoia a mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti impulsionada pelo Ministério da Saúde. Em março, a equipe da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) participou de uma formação com os agentes da Vigilância Ambiental de Pelotas. Este ano deu continuidade às intervenções de alerta a comunidade do entorno das obras de duplicação da rodovia.
Cartazes com chamadas para o número de casos confirmados de dengue, zika e chikungunya no Brasil foram confeccionados e distribuídos em 43 pontos comerciais do Contorno de Pelotas. Ao todo são mais de 90 estabelecimentos mapeados neste trecho. “O intuito é apresentar para a população estes números a fim de que compreendam a necessidade da realização de medidas de combate”, ressaltou o educador ambiental da STE S.A., Cauê Canabarro.
Neste período de altas temperaturas, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pelotas alerta para o perigo das piscinas, principalmente as infantis. Sempre que possível elas devem ser higienizadas, já que água parada é o ambiente ideal à proliferação do inseto. Um fumacê nos bairros está sendo realizado pela prefeitura e a orientação é que os moradores mantenham as janelas abertas para que o produto entre nas residências. O encontro com possíveis focos pode ser denunciado para o “Fala Pelotas” pelo número 156.