Notícias

30/09/2016 | Equipe de fauna da BR-116/392 participa de III Simpósio Gaúcho de Herpetologia

Dos dias 21 a 24 de setembro, o auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sediou o III Simpósio Gaúcho de Herpetologia com o tema “Os desafios da Herpetologia Pampeana na próxima década”. Na sexta-feira (23/09), a palestra “Herpetofauna do entorno das rodovias BR-392 e BR-116, trecho Rio Grande – Guaíba” fez parte da programação.

 

Os biólogos da empresa Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), Fernanda Rosa e Bruno Klotzel, apresentaram os resultados dos monitoramentos desenvolvidos para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a duplicação destes empreendimentos. Klotzel falou sobre as espécies de répteis registradas no trecho, destacando as que são exclusivas de cada lote e o tipo de monitoramento que resultou em cada encontro. Na mesma linha, Fernanda discorreu sobre os anfíbios. “Encontrar de uma forma tão próxima pesquisadores e profissionais da área levando o conhecimento teórico enquanto expomos nosso trabalho prático foi muito interessante”, avaliou.

 

Entre o público acadêmico e pesquisadores, o que se destacou na fala de Fernanda foi o registro de uma espécie rara, em julho deste ano, em um ponto afastado da rodovia que compreende o município de Tapes. A rã Physalaemus henselii não está em extinção, mas seu encontro é difícil pelo seu tipo de comportamento. A identificação por meio da vocalização foi possível depois de dois meses com o apoio de um colega da área que também participava do evento.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1087633