10/06/2016 | Meio ambiente em pauta
Atividades fizeram alusão à semana dedicada à preservação e conscientização.
Uma iniciativa da Charqueada São João em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possibilitou que estudantes da rede pública de ensino conhecessem um pouco da paisagem do entorno de Pelotas em um dos locais que abriga parte da história do município. Cerca de 80 estudantes participaram de atividades educativas e de conscientização nesta semana.
Com olhares curiosos, as turmas de 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Piratinino de Almeida tiveram contato com o trabalho de Gestão Ambiental desenvolvido durante a duplicação da BR-116/392 (STE S.A.), destacando como um empreendimento rodoviário pode ocorrer tendo cuidados com a natureza. Questões como o atropelamento de fauna, o transplante de espécies arbóreas e os animais que vivem ao nosso entorno foram expostas.
Depois de ouvirem sobre como minimizar os impactos sobre o meio ambiente, os estudantes foram pequenos pesquisadores. Acompanhados do ecólogo da STE S.A. e especialista em aves, Felipe Bonow, percorreram os espaços do entorno da casa para identificar a fauna ali presente. “A proposta foi mostrar como é realizado o trabalho de monitoramento em campo para que eles pudessem entender na prática atividades que foram citadas na palestra”, explicou.
As atividades terminaram com um plantio de mudas nativas e um piquenique nos jardins da charqueada. Os estudantes receberam também material informativo e educativo da Gestão Ambiental.