Notícias

25/11/2015 | Experiências do DNIT são apresentadas em VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Com o tema principal “Uso sustentável da água”, o VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental acontece desde segunda-feira (23/11) no Centro Universitário Metodista de Porto Alegre. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais (IBEAS) com o objetivo de possibilitar que profissionais que atuam na área ambiental possam apresentar trabalhos e trocar experiências com os participantes. Desde 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inscreve artigos para o congresso. Nesta quarta e quinta-feira (26/11), duas produções serão apresentadas.

 

A abordagem do Programa de Educação Ambiental sobre temas relacionados à flora e o atendimento à Ouvidoria serão os assuntos abordados pela Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) nesta edição. Aprovados na modalidade oral, os trabalhos buscam compartilhar parte dos saberes adquiridos durante o processo de gestão ambiental da duplicação de duas importantes rodovias para a região sul do Estado. “A participação em eventos como este nos possibilita trocar experiências com o meio acadêmico e empresarial, reavaliando nossas ações e espelhando-se em outros projetos”, ressalta o educador ambiental e apresentador dos artigos, Cauê Canabarro.

 

O primeiro trabalho tem como foco apresentar de que forma a equipe dialoga sobre os cuidados com as árvores nativas nas instituições de ensino, destacando o plantio de mudas que foram realizados para alguns pátios de escolas envolvidas diretamente com o empreendimento. “É importante considerar o ser humano como parte integrante do ambiente para ampliar o entendimento da questão ambiental, como também as relações existentes no meio para compreender as distintas formas de intervenção do homem no ambiente”, explicou Canabarro. Por das atividades do Programa de Educação Ambiental os estudantes além de apropriarem-se das informações sobre o meio ambiente também são instigados a observar a realidade da escola, do bairro e da cidade.

 

O artigo que trata da Ouvidoria destaca a aplicação desta ferramenta tanto no contrato da BR-116/392 como da BR-116/RS, no trecho que liga Pelotas a Guaíba. “Entende-se que o atendimento de Ouvidoria insere-se como medida mitigadora e compensatória, sendo compreendido como uma ferramenta de Gestão Ambiental para atenuar os transtornos que os empreendimentos podem ocasionar no meio social direta e indiretamente impactado pela execução das obras”, falou Canabarro. A metodologia aplicada, assim como os resultados obtidos em cada gestora ambiental serão apresentados. 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 3725582