09/11/2015 | Preá é fotografada amamentando seus filhotes
Um registro curioso e encantador. Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizava mais uma campanha de monitoramento de fauna, atividade prevista na Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.), quando foi surpreendida por uma bela imagem: uma fêmea de preá (Cavia sp.) amamentando sua prole. O animal, que estava acompanhado de três filhotes, foi visto próximo à barragem Santa Bárbara, em Pelotas, na quarta-feira (04/11).
A cada dois meses uma equipe percorre o entorno do empreendimento para analisar o efeito da duplicação da rodovia na composição, riqueza e abundância de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, visando à conservação da fauna e a manutenção da biodiversidade da região. Esta é a 29ª campanha realizada na BR-116/392 onde já foram registradas espécies como gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi), mão-pelada (Procyon cancrivorus), rã-manteiga (Leptodactylus latrans), perereca-de-banheiro (Scinax fuscovarius), sapinho-de-jardim (Rhinella dorbignyi), tigre-d'água (Trachemys dorbigni), teiú (Salvator merianae), cobra-cega (Amphisbaena trachura), veste-amarela (Xanthopsar flavus), caminheiro-grande (Anthus nattereri) e noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus).
Com ocorrência por todo o estado do Rio Grande do Sul, o preá tem seu habitat em campos e bordas de banhados, além de ser frequentemente encontrado às margens das estradas. Sua alimentação é baseada em sementes, raízes e vegetação rasteira. Este roedor é uma das 66 espécies que ilustram as páginas do livro “Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”, obra produzida a partir dos resultados do trabalho desta equipe para divulgar informações sobre a fauna da nossa região. “De corpo robusto, pescoço curto e cabeça grande, à primeira vista o preá parece até uma capivara em miniatura”, apresenta a poeta Angélica Freitas. A publicação será autografada, no dia 13, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.