15/10/2015 | Professores são profissionais importantes no processo de Gestão Ambiental Pública
No Brasil, o dia 15 de outubro é destinado em homenagem a eles.
“Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor.” Assim a blogueira do jornal Estadão, Ruth Manus, define o profissional que carrega consigo o dom de ensinar. A partir da transmissão de saberes, os professores são capazes de exercem um papel importante no processo de transformação social. No desenvolvimento de uma Gestão Ambiental Pública, como é o caso da BR-116/392, estes profissionais são fundamentais no diálogo com um dos públicos alvo: os estudantes.
Desde 2012, com o início das obras de duplicação do Contorno de Pelotas pelo DNIT, o Programa de Educação Ambiental trabalha sistematicamente com cerca de 500 professores em 12 escolas públicas a partir de ações organizadas em módulos. De acordo com o educador ambiental e coordenador do Programa, Cauê Canabarro, as atividades visam despertar uma consciência sobre a necessidade do protagonismo das populações acerca da apropriação e do uso dos recursos naturais. “O objetivo do Programa de Educação Ambiental no que se refere ao público escolar é trabalhar temas relacionados à Gestão Ambiental da rodovia, como os impactos gerados pelo empreendimento e as medidas de manejo desses impactos desenvolvidas durante as obras com estudantes e professores“, disse.
Rosi Mari Costa Godoy é vice-diretora da E.E.E.F. Dr. Armando Fagundes, uma das escolas envolvida diretamente com a duplicação. Segundo ela, o trabalho foi importante para esclarecer e orientar os estudantes. “Este trabalho foi muito bom para a escola porque boa parte dos nossos alunos mora próximo à rodovia e precisa cruzá-la diariamente para vir estudar. Com estas atividades eles estão sabendo como vai ficar depois das obras e como isto vai favorecê-los”. A professora e diretora da E.M.E.F. Independência, Iara Regina Nickel, também salienta esta contribuição. “Essas palestras são muito interessantes e vem a contribuir com projetos que já estamos buscando desenvolver na escola”, disse.