14/09/2015 | Jornada acadêmica da FURG tem minicurso da Gestão Ambiental da BR-116/392
Entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a XVII Jornada Biológica: Ecologia, cultivando ideias. A proposta este ano foi problematizar e discutir temas importantes relacionados ao cenário ecológico. Espaços como rodas de conversa, oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas foram proporcionados ao longo do evento. A Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.), representando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), esteve presente ministrando o minicurso “Ecologia e Sociedade – educação, comunicação e criatividade”.
Durante três dias, a equipe dialogou com os acadêmicos sobre a prática da Educação Ambiental e Comunicação Social no contexto de Gestão Ambiental Pública de uma obra rodoviária. No primeiro dia o educador ambiental Cauê Canabarro direcionou sua fala para o percurso da Educação Ambiental no Brasil, desde a sua concepção, autores, vertentes até o diálogo com outras formações. Já a jornalista Ana Paula Kringel conversou com os participantes, na quinta-feira (03/09), sobre o contato com as comunidades lindeiras e o relacionamento com a imprensa.
No último dia, os acadêmicos puderam ter experiência com a prática. O jornalista Solano Ferreira e o ecólogo Gustavo Arruda expuseram os projetos criados por esta gestora ambiental, como a produção de canções sobre a flora e fauna da região. Uma oficina de pinhole, técnica de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais, foi oferecida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os participantes puderam fotografar em campo, revelar e ampliar suas imagens em laboratório improvisado.
Para Canabarro estes momentos são importantes para o desenvolvimento e evolução do trabalho. “Estas ações tem como foco socializar os conhecimentos técnicos e científicos utilizados e gerados para a realização dos trabalhos da Gestão Ambiental das obras, bem como contribuir com a formação dos sujeitos que estão relacionados ao campo mais amplo da área de meio ambiente e também especificamente da Gestão Ambiental”, disse. Os acadêmicos receberam o material produzido pela gestora ambiental e exemplares do livro “Nossos bichos” foram sorteados.