17/04/2015 | Caravana Cultural do Mirim aborda temática dos recursos hídricos em Pelotas
Como parte da programação da Caravana Cultural do Mirim, projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que está em Pelotas desde quarta-feira (15/04), a palestra “Água, um patrimônio a ser cuidado” foi tema, na noite desta quinta-feira (16/04), do início dos diálogos sobre o Dia do Patrimônio. Em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o engenheiro agrônomo da STE S.A., Lauro Bassi, conversou com os presentes no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório.
Os impactos aos recursos hídricos, os eixos de sustentabilidade e os princípios para uma agricultura sustentável foram alguns dos pontos abordados por Bassi. Segundo ele, é necessário que haja um equilíbrio entre a ação do Poder Público, da legislação ambiental e da participação comunitária para garantir um uso adequado dos recursos hídricos disponíveis. As microbacias foram outro assunto relevante da palestra, que apresentou os elementos que a constituem como topografia, geomorfologia, cobertura florestal e também sua importância no planejamento de ações para a conservação e produção sustentável. O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, esteve presente.
Último dia de atividades
A sexta-feira (17/04) amanheceu ensolarada e cheia de atrações na EMEF Antônio Ronna, localizada na Vila Princesa. Das 8h30min às 15h30min os estudantes puderam desfrutar das atividades voltadas ao meio ambiente oferecidas pelo projeto. Outras escolas, como a EMEF Jacob Brod e a EMEF Professora Daura Pinto, também estiveram presentes por agendamento realizado via Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Comunicação Social da STE S.A., Carlos Türck, a ideia é que no próximo mês a Caravana parta em direção à Rio Grande.