31/03/2015 | BR-116/392 tem monitoramento de ruídos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, na última quinta-feira (26/03), o nono monitoramento de ruídos em áreas próximas aos lotes 2 e 3 da BR-392 e no Contorno de Pelotas. As campanhas são realizadas a cada seis meses para que possam ser propostas medidas de controle e mitigação de possíveis impactos oriundos das atividades construtivas, visando o bem-estar das comunidades lindeiras, usuários da rodovia, colaboradores da obra e animais da região.
O Programa de Monitoramento de Ruídos é executado pela autarquia durante as obras de duplicação da rodovia por meio da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.). Os pontos são definidos no Plano Básico Ambiental (PBA) e cinco deles foram indicados pela Supervisão Ambiental para monitoramento, acompanhando o deslocamento das frentes de obra. Com o uso de um decibelímetro os níveis de pressão sonora são medidos, obedecendo às diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), considerando ainda a velocidade do vento, a temperatura e umidade relativa do ar.
A equipe de Supervisão Ambiental ainda acompanha periodicamente o avanço do empreendimento, atentando para locais e serviços que possam potencializar a emissão de ruídos, como o transporte de materiais por caminhões da obra, terraplanagem e exploração de jazidas.