17/03/2015 | Educação Ambiental da BR-116/392 é exemplo em aula inaugural da UFSM
Fundado em 1996, o curso de especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu, no último dia 12 de março, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) representado pela Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.). A equipe do Programa de Educação Ambiental aceitou o convite para palestrar na aula inaugural, reunindo professores e acadêmicos para dialogar sobre a atuação do profissional em Gestão Ambiental Pública.
Em novembro, a Gestão Ambiental já havia sido parceira da universidade no 6º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens, evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas). Com este primeiro contato, o qual foi direcionado ao Programa de Monitoramento de Fauna, surgiu a oportunidade da equipe retornar e abordar outra das suas experiências: o papel do educador ambiental no contexto do licenciamento, a partir da experiência do Programa de Educação Ambiental da BR-116/392.
“Nossa apresentação foi voltada a forma como se organiza o licenciamento, a maneira como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) vem tratando a temática da Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública, como os profissionais podem se inserir neste contexto e as diretrizes da Educação Ambiental no Brasil com foco na Gestão Ambiental”, destacou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Cauê Canabarro. Os materiais desta gestora ambiental foram entregues aos participantes e a biblioteca do curso também recebeu exemplares do livro “Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”.