16/12/2014 | Principal evento de Educação Ambiental no Brasil destaca fortalecimento da participação social no processo de Gestão Ambiental Pública
A Educação Ambiental no processo de Gestão Pública foi um dos destaques do VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA), realizado dos dias 03 a 06 de dezembro na cidade de Belém. Mais de mil pessoas se inscreveram em jornadas temáticas, mesas de discussões, painéis e oficinas buscando consolidar a trajetória teórico-prática da educação ambiental brasileira. As experiências das Gestões Ambientais da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) neste assunto fizeram parte de uma mesa na tarde do dia 04.
A partir do acúmulo de discussões para executar os Programas de Educação Ambiental geridos pela STE e o conjunto de ações que o DNIT vem desenvolvendo, o educador ambiental Cauê Canabarro abordou os principais desafios e potencialidades no âmbito da educação no licenciamento ambiental. A mesa “A educação ambiental nos empreendimentos públicos e privados” foi composta também pelo prof. José Silva Quintas (aposentado do IBAMA), Mariza Braga Goulart (Ecology) e prof. dr. José Vicente Freitas (FURG).
Segundo Canabarro, o principal evento de Educação Ambiental no Brasil conceituou um ponto importante nesta temática. “O principal eixo estruturante de todos os programas de educação ambiental para Gestão Ambiental Pública é fortalecer os espaços de participação social das populações diretamente impactadas no desenvolvimento da Gestão Ambiental dos empreendimentos licenciados”, ressaltou. O educador ainda participou de uma jornada temática, no dia 05, sobre educação ambiental no licenciamento. “Foram apresentados no conjunto do plenário alguns desafios, como envolver mais os órgãos licenciadores, neste caso o IBAMA, e também o Conama”.
Ao final do fórum foi elaborada uma carta, chamada carta de Belém, onde se apresentou as principais resoluções do evento. A próxima edição está prevista para acontecer em 2017, no estado de Santa Catarina.