10/12/2014 | Trabalho da Gestão Ambiental da BR-116/392 é pauta no meio acadêmico
Desde o início da atuação da Gestão Ambiental da BR-116/392, por meio da empresa STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A., a equipe busca compartilhar as experiências com profissionais da área ou com quem está dentro das universidades. No último mês os Programas de Educação Ambiental e de Monitoramento da Fauna, desenvolvidos pelo DNIT durante a duplicação, estiveram representados no 6º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens, que acontece de dois em dois anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas), responsável pela organização do evento, estima que mais de 70 acadêmicos participaram das atividades.
Entre minicursos e palestras, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros ambientais e biólogos aprofundaram seus conhecimentos acadêmicos a respeito da sobrevivência de animais silvestres. A palestra “A experiência da Gestão Ambiental da BR-116/392 nos programas de fauna: monitoramentos e ações educativas” foi ministrada pelo biólogo Gustavo Wallwitz e pelo ecólogo Isaías Insaurriaga. O delineamento amostral específico das classes de animais, métodos e técnicas utilizados pelos especialistas de cada área foram abordados por Gustavo enquanto o ecólogo apresentou as atividades educativas desenvolvidas com a comunidade envolvida direta e indiretamente com o empreendimento.
Os participantes ainda puderam conhecer o material educativo e informativo desta gestora ambiental, exposto durante o coffee break. O álbum de fauna, cartões postais, boletim e folder da paleotoca, e jogos relacionados à fauna estavam disponíveis. A participação foi pauta da TV Campus da UFSM, o vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=sFT9w1nfcyo&index=5&list=UU0U4Kuznv0YtRzULknjaZ2w