05/12/2014 | Dia Mundial dos Solos é comemorado pela primeira vez
Em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) aprovou o dia 05 de dezembro como o “Dia Mundial dos Solos” e instituiu que 2015 será o “Ano Internacional do Solo“. O objetivo é mostrar para a população a importância da sustentabilidade dos recursos limitados do solo a partir do uso correto de tecnologias e boas práticas agropecuárias.
Para a duplicação de uma rodovia, por exemplo, é necessária a utilização de uma quantidade significativa de aterro. No Contorno de Pelotas, duas jazidas de solo argiloso licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) servem como áreas de apoio para extração de materiais, sendo vistoriadas periodicamente. Executado pelas construtoras, a Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) supervisiona o Programa de Recuperação das Áreas Degradadas, onde estão previstas as medidas que devem ser adotadas para a preparação do solo, revegetação e redefinição da drenagem.
Como contrapartida do empreendimento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também trabalha na preservação de uma paleotoca escavada sobre uma rocha alterada por um extinto mamífero gigante. A iniciativa e investimento do Consórcio HAP-CONVAP, responsável pelas obras no lote 1-A do Contorno de Pelotas, tem como objetivo permitir que a comunidade conheça mais sobre a megafauna, suas construções e características, como esta estrutura que foi encontrada durante a escavação de material argiloso de uma das jazidas.