21/09/2014 | Hoje é Dia da Árvore
Comemora-se hoje, 21 de setembro, o Dia da Árvore. No Brasil essa data foi escolhida devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo aparecimento das flores. As árvores fazem parte da paisagem de diversos cenários, até mesmo das rodovias, como é o caso do empreendimento na BR-116/392 que está completamente inserido no Bioma Pampa – também conhecido como “campos do sul”.
O Pampa no Brasil está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 63% do território estadual e 2,07% do território brasileiro. Suas paisagens naturais se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, além da presença de matas ciliares, matas de encostas, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos e outros.
Com este cenário, algumas árvores precisaram dar lugar para a construção da nova pista e foram assim realocadas. No trecho da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande, foram aproximadamente 1.500 indivíduos transplantados somente entre os lotes 2 e 3. No Contorno de Pelotas, até julho deste ano, foram transplantados 597 indivíduos, sendo 269 no lote 1-A e 328 no lote 1-B.
Entre os dois sublotes, a corticeira-do-banhado é a espécie que mais passou por este procedimento, resultando em 374. Transplantou-se também espécimes de figueira-folha-larga, figueira-folha-miúda, butiazeiro associado com figueira e corticeira-do-banhado associada com figueira-folha-larga. No lote 1-A os indivíduos apresentaram, até este período, índice de 90% de sobrevivência, e no lote 1-B, cerca de 87%.
Para estimular a propagação e a preservação das espécies da flora nativa, o Programa de Educação Ambienta (PEA) desenvolvido durante as obras também aborda estes temas nas palestras em escolas, meio acadêmico e nas comunidades adjacentes ao empreendimento rodoviário. Dentre as atividades do PEA, árvores do trecho em obras já foram transplantadas para dois educandários de Rio Grande e para um de Pelotas – além do Parque do Serviço Social da Indústria (Sesi) que recebeu dois indivíduos. Plantios de mudas também já aconteceram em três escolas de Rio Grande e em uma de Pelotas.