Notícias

26/11/2012 | BR-116/392 - Gestão Ambiental destaca-se em evento nacional

 Os resultados do trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante a duplicação da BR-116/392, foram destaques durante a terceira edição do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, realizado em Goiânia, entre os dias 19 e 23 de novembro.

 A avaliação deu-se nesta segunda (26), com a chegada do representante da gestora ambiental da rodovia, Cauê Canabarro, que apresentou o trabalho de Educação Ambiental e Comunicação Social, realizado pela empresa, STE.

O evento, que teve como tema central a Gestão Ambiental nos Biomas Brasileiros, reuniu profissionais experientes na área, estudantes dos cursos de graduação e também tecnólogos ligados ao tema. Para o Congresso foram aprovados 301 trabalhos, sendo que 177 apresentados de forma oral e 124 como “pôster”. Ao todo foram mais de 500 inscritos de diversas regiões do país.

Entre os temas programados destacaram-se a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o desafio de sua implementação no país. Outro ponto que se sobressaiu no debate foi o licenciamento e a gestão ambiental nos biomas.

Neste sentido, a participação do DNIT expôs a experiência de um ano e meio desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, na duplicação da BR-116/392, por meio das às ações que - tanto pelo embasamento teórico quanto pelas práticas - buscam contribuir com o aprimoramento e fortalecimento da gestão ambiental no país.

Segundo Cauê, “tivemos a oportunidade de apresentação em dois momentos do evento, cujo tema central possui relação direta com o trabalho realizado aqui na BR-116/392, inserida no Bioma Pampa. Por esta razão estarmos muito satisfeitos com os resultados obtidos e o reconhecimento das ações que executamos junto às comunidades ligadas a duplicação da rodovia.”  

Foram apresentadas as ferramentas de Educação Ambiental e Comunicação Social produzidas para as ações dos Programas, tais como: o Jogo do Passa-Bicho, a história em quadrinhos Mão-Pelada em: por um punhado de butiás, o Boletim Informativo, os mapas temáticos entre outros.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 949016