11/10/2017 | DNIT é parceiro do projeto Saúde nos Portos
Mais de 500 pessoas participaram, nos dias 04 e 05 de outubro, do projeto Saúde nos Portos, uma iniciativa da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) por meio da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (DMASS) em conjunto com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Pelotas foi parceira do evento com estande da Gestão Ambiental da BR-116/392. Além dos trabalhadores portuários, escolas e a comunidade em geral estiveram presentes.
As atividades foram divididas em dois locais, sendo o primeiro dia realizado na sede do Sest Senat, na BR-392, e o segundo no estacionamento do Prédio Administrativo da SUPRG. O espaço da Gestão Ambiental da BR-116/329 abordou a preservação da biodiversidade, especialmente da fauna. Exemplares taxidermizados de mão-pelada, zorrilho e gambá-de-orelha-branca do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram os protagonistas. “Eu gosto muito de bicho, por isso esta tenda foi a que eu mais gostei”, disse o estudante da EEEF Ernesto Pedroso, Alex Cabral, ao perguntar sobre o processo de taxidermia.
A exposição do livro “Nossos Bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS” ajudou a contextualizar o espaço, levando características de diferentes espécies nativas. Quem circulou pelo estande, pode levar materiais como boletins com informações sobre a fauna e flora e o jogo “Passatempo ambiental”. A vice-diretora da EMEF Admar Corrêa, Dinair Rodrigues, não pensou duas vezes: levou exemplares para trabalhar com estudantes. “Gostamos de proporcionar estas vivências para eles por também abordarmos a educação ambiental em sala de aula”, falou. Este é o segundo ano consecutivo que o DNIT participa do evento.