Notícias

27/09/2017 | DNIT e Prefeitura de Pelotas realizam 2º Saber Ambiental no Mercado

Evento acontece na quinta e sexta-feira (29/09,) no Mercado Central, como parte da programação da Semana do Turismo.

Mais de 200 estudantes de escolas municipais e da zona rural são esperados, na quinta e sexta-feira (29/09), para participarem do 2º Saber Ambiental no Mercado. O evento, cuja primeira edição aconteceu em março do ano passado, tem como objetivo aproximar as crianças das temáticas ambientais e do contexto histórico do município, incentivando a preservação. A iniciativa é da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS) juntamente com a Prefeitura de Pelotas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e de Educação e Desporto (Smed).

 

Das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, o pátio interno do Mercado Central de Pelotas irá receber diversas atividades. Por turno serão 90 estudantes de 3º e 4º ano, previamente agendados pela Smed. A Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) fará uma palestra de introdução abordando assuntos sobre a fauna da região, e após haverá apresentação acústica do projeto musical “Canção dos Bichos: Rock & Natureza”. Paralelamente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizará um passeio turístico pelo Centro Histórico contemplando a história do Mercado Central, Grande Hotel, Bibliotheca Pública e Prefeitura de Pelotas.

 

A diretora de Desenvolvimento e Turismo de Pelotas, Lica Cardoso, explica que a interação das crianças com o patrimônio histórico e cultural da cidade tem por objetivo fazer com que elas entendam a importância do que se tem no município. “Valorizando nosso patrimônio olharemos para Pelotas como um cidade turística que promove suas potencialidades, e por isso inserir os pequenos nesse processo se torna muito importante pois terá um efeito multiplicador” salientou.

 

Quatro instituições serão parcerias do evento. A Embrapa Clima Temperado trará o projeto Rota dos Butiazais, trabalhando a questão da preservação e da utilização do butiá como matéria-prima para alimento. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estará presente com o Museu de História Natural Carlos Ritter e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq). O museu irá expor exemplares de animais taxidermizados da fauna nativa da região, assim como o Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), enquanto o Lepaarq abordará temas da zooarqueologia com materiais para os estudantes manusearem.

 

Uma exposição fotográfica do livro “Nossos bichos”, lançado pelo DNIT em 2014, ficará exposta nos corredores do Mercado à disposição do público. As turmas escolares serão guiadas por técnicos da Gestão Ambiental, responsáveis pelas pesquisas da obra. No domingo, dia 1º de outubro, ocorre um show do projeto “Canção dos Bichos: Rock & Natureza” com a banda Os Ambientais, às 17h30min, também no Mercado Central. A atração encerra as atividades da Semana do Turismo de Pelotas. 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 955061